Se para quem pilota a alguns anos é ariscado passar o dia todo entre carros, ônibus, camionetes, outras motos e pedrestes, para quem não tem experiência e consequentemente a agilidade necessária desenvolvida, o perigo aumenta e passa da adrenalina para quase loucura.
Para que todos possam fazer o seu trampo com mais segurança eu faço a minha parte, costumo conversar com os companheiros (a), trocar idéias e dicas das situações do asfalto e etc, além disso vou também postar aqui algumas dicas sobre pilotagem das magrelas.
Segundo o piloto Alexandre Barros "Na corrida, todos são pilotos, estão super equipados e sabem o que fazer. Nas ruas há uma série de surpresas que podem surgir. Por isso, o bom motociclista urbano é o que está sempre muito atento, equipado e com a moto em boas condições" . Ta aí uma opinião de um cara profissional.
Dirigir uma moto em baixa velocidade é um processo simples. O piloto simplesmente gira o guidão na direção em que deseja ir. Isso funciona apenas em velocidades abaixo de 10 km/h (Como funcionam as motos), acima dessa velocidade como fazer? Ao fazer uma curva, em velocidade relativamente alta - numa estrada, por exemplo - você força o guidão da moto para o lado de "dentro" ou para o lado de "fora da curva"? (DICAS DE PILOTAGEM) há quem diga que o correto é girar levemente o guidão da moto no sentido contrário, parece contraditório, mas tem alguém afirma que isso é o certo.
Ao fazermos uma curva duas forças atuam no evento, a da gravidade forçando a moto e o piloto contra o chão e centrífuga, empurrando a moto para fora da curva, quanto mais peso estiver na moto e maior for a velocidade, maior será a força centrífuga agindo durante a curva.
Mas e na cidade, como a parceira deve ser conduzida?
No Blog Duas Rodas, há algumas dicas que considero importantes:
1. No Semáforo:
Ao parar em um semáforo, pare sempre sobre a linha divisória da pista se houver mais de uma para o mesmo lado, deixe sempre a pista para os carros, alguém por distração pode não vê-lo e uma pancada na traseira é bem ruim. Pela mesma razão nunca pare atrás de um carro, quem vem atrás pode não conseguir parar e prensá-lo contra o carro da frente.
2. Com as outras motos:
2.1 Quando andar com outras motos na cidade ocupe sempre a mesma pista. Evite andar um ao lado do outro, em caso de necessidade de desviar de um obstáculo não será possível por falta de espaço.
2.2 Se a moto da frente parar bruscamente, não ultrapasse, ele pode ter visto algo que você ainda não viu, então pare também.
3. Ultrapassagem:
Quando estiver no trânsito da cidade NUNCA ultrapasse pela direita, especialmente os veículos, lembre que muitos não sinalizam quando vão dobrar a direita e não esperam que venha alguém pela direita;
4. Estacionamento:
4.1 Quando precisar estacionar opte pelos estacionamentos específicos de motos são mais seguros que parar entre carros que na hora de sair podem derrubar sua moto!
4.2 Estacione sempre com a moto de frente para rua (traseira na calçada) na hora de sair é sempre mais fácil e mais seguro;
5. “Costurar” no trânsito:
Apesar da moto se prestar a andar entre os carros evite fazer isso especialmente em vias de maior velocidade, pense que os motoristas de veículos não esperam que esteja passando uma moto entre eles e a atitude normal de trocar de pista sem sinalizar pode tornar-se um acidente e tanto. Deixe para ultrapassar os veículos quando estiverem lentos ou parados.
Além dessas há outras dicas importantes, como por exemplo:
A) Se você é novato na coisa, ande muito com a sua moto antes de se aventurar no trampo, pense sempre que se em algum acidente entre duas motos ambos podem morrer, e um deles pode ser você. Quando falo em andar muito quero dizer cerca de 1000km.
B) Vai sair rodar? Então faça uma checagem, nos pneus, luzes, freios, óleo, gasolina e não se esqueça de afivelar o capacete.
C) Quando estiver parado em algum sinal ou cruzamento, o pé esquerdo deve ficar apoiado no solo e o direito no estribo, com o freio de pé acionado.
A 1ª marcha deve ficar engatada e a embreagem acionada.
D) Aprenda a fazer curvas inclinando a moto, é muito importante um profissional da moto saber deitar a sua magrela, isso pode te livrar de diversas situações de acidente. Treine com zigue-zagues numa rua sem movimento.
E) Ah... e como é importante saber frear a moto... Frear não é um simples ato de puxar o manete e enfiar o pé no pedal. Frear uma moto é saber que muito mais do que num carro, em uma moto nunca deve-se travar as rodas, pois caso contrário é queda na certa.
Caso a frenagem não seja suficiente, lembre-se de assegurar-se que não vem ninguém atrás e desviar para o lado.
F) Estacionar uma moto é fácil, basta que você não precise andar de marcha ré, mesmo sendo leve para quem trampa o dia todo é cansativo ter que ficar empurrando a moto de ré para ter que estacionar. Prefira também estacionamentos exclusivos para motos, são mais seguros e melhor posicionados, além de não terem carros para derrubar a sua companheira.
G) Atenção redobrada, com buracos (sombras no asfalto podem ser buracos), condições do tempo, com quem está a sua frente, ao seu lado e atrás de você, enfim, redobre a sua atenção.
H) Você é um ser invisível, faça-se perceber no trânsito, farol sempre ligado.
I) Nunca deixe faltar gasolina, pois sempre fica uma sujeirinha no fundo do tanque, que pode danificar o motor da moto.
J) Como você é novato (a), não fique achando que já é um super-homem ou a mulher-maravilha, vá com calma...
K) E por fim, tenha atenção e muito cuidado, cuidado, cuidado, cuidado . . .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por ler e comentar este blog!