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quinta-feira, 11 de junho de 2009

Edição Extra

Com uma edição extra, publico aqui uma matéria da Agência ABN.


Mosqueiro prepara festa para o feriadão

BELÉM DO PARÁ (ABN NEWS) - Os próximos dias serão mais que um simples feriado prolongado em Mosqueiro. Sorteio de moto, música ao vivo e um motopasseio para os apaixonados, fazem parte da programação na ilha, tanto para os casais que desejarem ficar agarradinhos no Dia dos Namorados, quanto para quem quiser apenas aproveitar o feriado longe da rotina diária e estressante do trabalho.

Quem for a Mosqueiro nesse feriadão, será recebido com muita animação e festa. Além das belezas naturais, o visitante de Mosqueiro vai desfrutar de apresentações de quadrilhas e grupos musicais. E também poderá participar do sorteio de uma moto zero e de vários concursos promovidos pela Agência Distrital. Haverá a escolha do casal mais simpático da melhor idade; o motoboy e a motogirl mais bonitos; a moto mais incrementada; o casal mais exótico e o motoclub com maior número de participantes. A inscrição custa R$ 10,00 e vai até dia 13. É necessário levar um quilo de alimento não perecível. O participante ganha uma camiseta no ato.

O ponto de partida para o motopasseio será a avenida 25 de setembro, atrás do Bosque Rodrigues Alves, seguindo o trajeto pela avenida Almirante Barroso, rodovia BR 316 e estrada de Mosqueiro. A chegada será na Praça da Matriz.

A abertura do evento acontece na quinta-feira (11), às 16h, com um cortejo cultural que sairá da avenida Getúlio Vargas até a Praça da Matriz, onde está montado um palco para as apresentações das bandas musicais e dos grupos folclóricos.

Confira a programação:

11/06 – Quinta (feriado)

16h: cortejo cultural

18h: apresentações de quadrilhas e bandas.

12/06 – Sexta (Dia dos Namorados)

18h: apresentação de quadrilhas e boi.

14/06 – Domingo

9h: motopasseio para os namorados

11h: sorteio de brindes e de uma moto zero; escolha do casal melhor idade, motoboy/motogirl, moto mais incrementada, casal mais exótico e o motoclub com maior número de participantes.

Informações: Agência Distrital de Mosqueiro. Av. 15 de Novembro, 664 - Mosqueiro - Tel: (91) 3771-3150


Segue o link da notícia: Mosqueiro prepara festa para o feriadão

domingo, 7 de junho de 2009

Dicas de pilotagem

É muito importante para um motoboy ou uma motogirl saber pilotar a sua companheira, digo isso pois não é dificíl presenciarmos jovens que compram a moto, fazem a habilitação e saem trampar, mas sem experiência alguma!
Se para quem pilota a alguns anos é ariscado passar o dia todo entre carros, ônibus, camionetes, outras motos e pedrestes, para quem não tem experiência e consequentemente a agilidade necessária desenvolvida, o perigo aumenta e passa da adrenalina para quase loucura.
Para que todos possam fazer o seu trampo com mais segurança eu faço a minha parte, costumo conversar com os companheiros (a), trocar idéias e dicas das situações do asfalto e etc, além disso vou também postar aqui algumas dicas sobre pilotagem das magrelas.
Segundo o piloto Alexandre Barros "Na corrida, todos são pilotos, estão super equipados e sabem o que fazer. Nas ruas há uma série de surpresas que podem surgir. Por isso, o bom motociclista urbano é o que está sempre muito atento, equipado e com a moto em boas condições" . Ta aí uma opinião de um cara profissional.
Dirigir uma moto em baixa velocidade é um processo simples. O piloto simplesmente gira o guidão na direção em que deseja ir. Isso funciona apenas em velocidades abaixo de 10 km/h (Como funcionam as motos), acima dessa velocidade como fazer? Ao fazer uma curva, em velocidade relativamente alta - numa estrada, por exemplo - você força o guidão da moto para o lado de "dentro" ou para o lado de "fora da curva"? (DICAS DE PILOTAGEM) há quem diga que o correto é girar levemente o guidão da moto no sentido contrário, parece contraditório, mas tem alguém afirma que isso é o certo.
Ao fazermos uma curva duas forças atuam no evento, a da gravidade forçando a moto e o piloto contra o chão e centrífuga, empurrando a moto para fora da curva, quanto mais peso estiver na moto e maior for a velocidade, maior será a força centrífuga agindo durante a curva.
Mas e na cidade, como a parceira deve ser conduzida?
No Blog Duas Rodas, há algumas dicas que considero importantes:

1. No Semáforo:
Ao parar em um semáforo, pare sempre sobre a linha divisória da pista se houver mais de uma para o mesmo lado, deixe sempre a pista para os carros, alguém por distração pode não vê-lo e uma pancada na traseira é bem ruim. Pela mesma razão nunca pare atrás de um carro, quem vem atrás pode não conseguir parar e prensá-lo contra o carro da frente.

2. Com as outras motos:
2.1 Quando andar com outras motos na cidade ocupe sempre a mesma pista. Evite andar um ao lado do outro, em caso de necessidade de desviar de um obstáculo não será possível por falta de espaço.

2.2 Se a moto da frente parar bruscamente, não ultrapasse, ele pode ter visto algo que você ainda não viu, então pare também.

3. Ultrapassagem:
Quando estiver no trânsito da cidade NUNCA ultrapasse pela direita, especialmente os veículos, lembre que muitos não sinalizam quando vão dobrar a direita e não esperam que venha alguém pela direita;

4. Estacionamento:
4.1 Quando precisar estacionar opte pelos estacionamentos específicos de motos são mais seguros que parar entre carros que na hora de sair podem derrubar sua moto!

4.2 Estacione sempre com a moto de frente para rua (traseira na calçada) na hora de sair é sempre mais fácil e mais seguro;

5. “Costurar” no trânsito:
Apesar da moto se prestar a andar entre os carros evite fazer isso especialmente em vias de maior velocidade, pense que os motoristas de veículos não esperam que esteja passando uma moto entre eles e a atitude normal de trocar de pista sem sinalizar pode tornar-se um acidente e tanto. Deixe para ultrapassar os veículos quando estiverem lentos ou parados.

6. Farol da moto acesso: Além de ser uma exigência do novo código de trânsito, é sempre mais seguro andar com o farol da moto aceso de dia, os outros veículos lhe percebem mais facilmente.
Além dessas há outras dicas importantes, como por exemplo:

A) Se você é novato na coisa, ande muito com a sua moto antes de se aventurar no trampo, pense sempre que se em algum acidente entre duas motos ambos podem morrer, e um deles pode ser você. Quando falo em andar muito quero dizer cerca de 1000km.

B) Vai sair rodar? Então faça uma checagem, nos pneus, luzes, freios, óleo, gasolina e não se esqueça de afivelar o capacete.

C) Quando estiver parado em algum sinal ou cruzamento, o pé esquerdo deve ficar apoiado no solo e o direito no estribo, com o freio de pé acionado.
A 1ª marcha deve ficar engatada e a embreagem acionada.

D) Aprenda a fazer curvas inclinando a moto, é muito importante um profissional da moto saber deitar a sua magrela, isso pode te livrar de diversas situações de acidente. Treine com zigue-zagues numa rua sem movimento.

E) Ah... e como é importante saber frear a moto... Frear não é um simples ato de puxar o manete e enfiar o pé no pedal. Frear uma moto é saber que muito mais do que num carro, em uma moto nunca deve-se travar as rodas, pois caso contrário é queda na certa.
Caso a frenagem não seja suficiente, lembre-se de assegurar-se que não vem ninguém atrás e desviar para o lado.

F) Estacionar uma moto é fácil, basta que você não precise andar de marcha ré, mesmo sendo leve para quem trampa o dia todo é cansativo ter que ficar empurrando a moto de ré para ter que estacionar. Prefira também estacionamentos exclusivos para motos, são mais seguros e melhor posicionados, além de não terem carros para derrubar a sua companheira.

G) Atenção redobrada, com buracos (sombras no asfalto podem ser buracos), condições do tempo, com quem está a sua frente, ao seu lado e atrás de você, enfim, redobre a sua atenção.

H) Você é um ser invisível, faça-se perceber no trânsito, farol sempre ligado.

I) Nunca deixe faltar gasolina, pois sempre fica uma sujeirinha no fundo do tanque, que pode danificar o motor da moto.

J) Como você é novato (a), não fique achando que já é um super-homem ou a mulher-maravilha, vá com calma...

K) E por fim, tenha atenção e muito cuidado, cuidado, cuidado, cuidado . . .

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