A Solução Para A Entrega De Encomendas Na Data Prevista
(...)O termo logística está se tornando uma ferramenta que proporciona a empresa, quando bem utilizada, vantagem competitiva e conseqüentemente uma fatia maior do mercado, onde somente os inovadores e arrojados, conseguem alcançar os seus objetivos em sua totalidade. Além de estar ligada à agilidade com que ela irá manusear, armazenar, deslocar, adquirir, controlar seus produtos e reduzir seus custos. Mas, o seu principal objetivo encaminha-se na direção de agregar a tudo isto às necessidades dos clientes, que podem ser diferenciadas, sejam elas para repor o estoque regulador, seja para produção imediata ou para atender a um pedido especial de algum consumidor. Esta visão está relacionada à satisfação daqueles que são parte fundamental dentro do processo de comercialização, proporcionando a empresa perspectivas de aumento de receitas de vendas e margens de lucro.
Logística, na sua origem, teve como conceito estar ligada às operações militares A história conta que a logística teve origem militar, designando estratégias de abastecimento aos exércitos enquanto nos campos de guerras, visando suprir as necessidades de armamentos, munições, medicamentos, alimentos, vestuários adequados, nas quantidades certas e no momento certo, evitando que o exército no campo de batalha fique sem suprimentos suficientes para manter as estratégias de guerra (NOVAES, 2004). No início de 1991, o mundo presenciou um exemplo prático e dramático da importância da logística. Como preparativos para a Guerra do Golfo, dos Estados Unidos e seus aliados (GARCIA; GARCIA, 2007).
O conceito de logística só foi efetivamente desenvolvido na década de 80 do século XX, quando vários outros conceitos gerenciais ligados à função de operações como, just in time, qualidade total, produção enxuta, foram discutidos e implementados em quase todos os países industrializados de economia de mercado (FLEURY et al., 2000).
A logística engloba as questões de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de matérias primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender as exigências dos clientes. (DORNIER et al, 2000).
---------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por ler e comentar este blog!